Para fazer uma criança feliz,
basta amá-la com todo o seu coração



Projetos



Hortas Escolares e Salas de Aula ao Ar Livre – a educação que acontece com a natureza!

Há quatro anos surgiu em nossa região uma iniciativa que mudou o olhar sobre a educação e os espaços da escola de muitos educadores da rede pública de ensino. As atividades ao ar livre, o manuseio da terra, o plantio de hortaliças, flores e temperos e muita criatividade deram origem a novas práticas de ensino realizadas fora das quatro paredes, baseadas no contato direto com a natureza e na integração direta com os ciclos naturais.

Foi no Programa Fonte Escola, uma parceria da Humanaterra com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu, que educadores e crianças passaram a plantar, irrigar, cuidar e fazer crescer hortas urbanas em diferentes espaços e situações dentro do ambiente escolar. Barrancos, muros, alambrados, janelas e cantinhos esquecidos serviram de berço para esse novo tipo de intervenção, a agricultura urbana!

Realizando formações de educadores em agroecologia e educação ao ar livre e conduzindo grupos de estudantes do ensino infantil e fundamental em visitas aos ambientes naturais da Fonte dos jesuítas (Embu das Artes), a equipe do Programa motivou a criação de novas práticas de ensino por educadores de muitas escolas da região, promovendo a aproximação das crianças à natureza e com isso obtendo importantes resultados como introdução de alimentos orgânicos nas refeições, produzidos na própria escola, melhora de hábitos alimentares, grande envolvimento dos educandos, melhora no comportamento e na aprendizagem, desenvolvimento de autonomia e responsabilidade, envolvimento das famílias, feiras de trocas e mutirões agroecológicos, revitalização e embelezamento de espaços ociosos, melhora na autoestima e motivação de educadores e educandos, adoção e replicação das práticas nas casas e na comunidade.

Teve seu ápice com o reconhecimento pelo Prêmio do Fundo Itaú de Excelência Social – FIES 2010, o que fortaleceu e aprimorou as ações do programa até o fim de 2011 quando infelizmente teve a perda de seu patrocínio com a saída de vários apoiadores do município.

Mantendo acesa a chama do Programa, os educadores e voluntários ligados à Humanaterra e as escolas envolvidas com o Programa, seguem com algumas atividades, porém de forma bem reduzida. Os cursos da Humanaterra facilitam a participação de educadores de escolas públicas, como forma de dar continuidade às formações. Visitas de assistência técnica e pedagógica e trocas de experiências ainda são realizadas de forma voluntaria nas escolas mais envolvidas.

Porém, a busca mais crucial do momento é por novos parceiros financiadores que venham a tornar possível a continuidade efetiva do programa e de suas ações, promovendo assim a formação de mais educadores e o envolvimento de mais escolas, transformando e beneficiando a vida de mais crianças e famílias, promovendo hábitos mais saudáveis e sustentáveis, consciência e equilíbrio socioambiental, cooperação e melhora na qualidade de vida de muitas comunidades!


Conheça o Programa Fonte Escola assistindo ao vídeo abaixo:



Divulgue e participe das atividades da Humanaterra www.humanaterra.com.br
Para apoios e parcerias entre em contato: contato@humanaterra.com.br
Tel: 4702.2350 / 9 9933.3883




Projeto Literatrupe


Literatrupe é um projeto de voluntários do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, no qual se realizam atividades lúdicas envolvendo mediação da leitura, brincadeiras e envolvimento com brinquedos tradicionais.

Momentos do Literatrupe:
“O momento em que os voluntários abrem a ‘mala de histórias’ é muito especial para as crianças: a imaginação toma conta do ambiente. É possível constatar em cada olhar ou gesto, o quanto esta vivência é fundamental para as crianças e toda a equipe - muitas histórias contadas nesses encontros viram projetos para o mês todo”.

Outros momentos:
“Na Festa de Natal as crianças recebem do Papai Noel roupas, calçados e brinquedos. É um momento envolvente, cheio de amor e solidariedade.”
“Os voluntários também realizam outras atividades durante todo ano, como a Páscoa Solidária, que presenteia todas as crianças com um delicioso ovo de Páscoa."

“No Dia das Crianças acontece uma festa com teatro, personagens de animais, e um saquinho surpresa, como os das festas de aniversário. Também contamos com o apoio dos voluntários e alunos da Fac Fito do curso de Administração, que alugam pula-pula, piscina de bolinha e outros brinquedos que as crianças adoram”.